​​0

 

 

A história da Grafipel é antiga, tem mais de 80 anos...

Em 1919, Arthur Müller, que mais tarde seria o prefeito de Jaraguá, fundou a Tipografia Avenida, operando no ramo de impressão e papelaria. Chamava-se Avenida porque ficava na Avenida Getúlio Vargas, em frente à estação ferroviária. O desenvolvimento da cidade ficava ao redor da estação, pois quase tudo dependia do trem. A chegada da matéria-prima, o escoamento da produção, a agricultura, a pecuária, utilizavam a linha férrea. Em vagões especiais eram transportados bois que as vezes fugiam em disparada pela Getúlio Vargas. A Tipografia Avenida continuou até 1947, quando foi formada a Sociedade Gráfica Avenida Ltda.

A empresa trabalhava com impressão, papelaria e livraria. Foi uma das primeiras livrarias do estado. Em 1981 o setor gráfico foi transferido para o prédio construído, na Rua Seme Mattar, no local onde ficava o antigo Clube Atlético Baependi, ao lado do Atual Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (CEJAS). Finalmente, em junho de 1982, foi fundada a Papelaria Grafipel Ltda. dividindo gráfica e papelaria em duas empresas. Uma atuando em atividades de impressão e a outra no ramo de papelaria e livraria.

A Grafipel iniciou suas atividades ocupando um quarto do espaço atual, e com o passar desses anos cresceu junto com o seu público. Iniciando sob direção do casal Irmgard e Guilherme Neitzel (in memorian) e atualmente da filha Margit Wagner, a loja ampliou o espaço para 1.200 metros quadrados, com estacionamento próprio.

A Grafipel consagrou-se pelo seu atendimento personalizado e sua grande variedade de produtos. Aberta de segunda a sexta das 8h30 às 19h, e aos sábados das 8h30 às 13h, oferece aos seus clientes, locais para leitura, uma cafeteria com internet, WI-FI, e um gostoso café com tortas deliciosas.

Obrigado a todos vocês clientes, fornecedores e funcionários que fizeram e fazem parte dessa história.